12 novembro 2006

Classe média sustenta o Brasil

As análises de especialistas e de estudo realizado pela Universidade de Campinas (SP) apontam que a classe média perdeu mobilidade social, paga a maior parte dos impostos e gasta cada vez mais com serviços que, teoricamente, o Estado deveria fornecer.
Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) demonstra que a classe média gasta 42,6% de sua renda bruta com tributos, mais que os pobres e os ricos, e ainda deixa outros 31% em despesas que são tipicamente serviços gratuitos do Estado, como educação, saúde, segurança, previdência e pedágios.
Segundo os especialistas, as perspectivas da classe média não são as mais animadoras. De um lado, a carga tributária vem crescendo incessantemente (25% na década de 90 para os atuais 38%). A classe média é a que mais contribui para pagar esta conta. Por outro lado, há uma tendência de que os gastos sociais sejam mais focalizados e que a classe média seja empurrada para fora do sistema de proteção social. Ou seja, a classe média é cada vez mais taxada, mas recebe cada vez menos retorno do Estado na área de serviços.
Fonte: Jornal Correio do Povo (12/11/2006)

Nenhum comentário: